Pugilista da década de 1930, nascido em Santos e formado na Marinha de Guerra do Brasil, alcançou o título de campeão brasileiro na categoria dos leves, classe profissional.
Em setembro de 1938, durante luta contra Jack Tigre, no Rio de Janeiro, ” o Índio da Armada ” como ficou mais conhecido, conquistou o título brasileiro da categoria leve, tornando-se o primeiro santista a ostentar esta posição no pugilismo nacional.
Atuou nos estados do Rio de Janeiro, Minas gerais e Rio Grande do Sul, fixando residência em Santos, por volta de 1940, quando passou a ser treinado por León Blacke.
A família Mesquita, ao longo do tempo, produziu outros grandes pugilistas. Aélio Mesquita, ( 1970 ) filho do Índio da Armada, e Antonio Mesquita ( 1990 ) seu neto também se projetaram no pugilismo nacional e internacional.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Pesquisa em jornais do período e entrevista com Mesquita Neto – ” O Mesquitinha ” atualmente lutando nos Estados Unidos.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.