Alpe Rutigliano – Tamboréu

Iniciou-se no esporte no Clube Internacional de Regatas de Santos na década de 1920, como remador. Foi um dos pioneiros na prática do tamboréu, através do Grupo dos Graussás, fundado em 1936. Participou da criação da Liga Santista de Tamboréu, em 1966, e atuou também no voleibol, tendo participado dos Jogos Abertos do Interior em 1945, quando conquistou o título dirigindo as equipes masculina e feminina na cidade de Campinas.

Iniciou-se no esporte no Clube Internacional de Regatas de Santos na década de 1920, como remador ( voga ), ao lado de Moacyr Amorim Bitencourt ) patrão ), Osvaldo Franco Domingues ( sota-voga ), José Franco Domingues ( sota-proa ) e Agmar Sampaio ( proa ).

Foi um dos pioneiros na prática do tamboréu de praia, através do Grupo dos Graussás, fundado em 26 de dezembro de 1936.

Participou da criação da Liga Santista de Tamboréu, fundada em 25 de agosto de 1966, onde como diretor técnico, ao lado de seu irmão Ítalo, organizou o 1o. Curso de Juízes, promovido em 1968.

Atuou também no voleibol, tendo participado dos Jogos Abertos do Interior em 1945, quando conquistou o título dirigindo as equipes masculina e feminina na cidade de Campinas.

Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes: Revista do Centenário do CIR e livro de Raphael Sérgio Rodrigues Martins e Carlos Alberto Rodrigues: Tamboréu, e publicações da época.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.