Cícero Soares Oliveira – Caça Submarina

Nascido no Rio de Janeiro, e radicado em Santos na década de 1950, foi um dos precursores da caça submarina na região. Participou da fundação da Liga Santista em 1959, do Clube Santista de Pesca e Caça Submarina, e da Federação Paulista em 1961. Manteve por 10 anos, colunas especializadas nos principais jornais da cidade, e destacou-se na organização das principais competições oficiais da região. Foi instrutor da modalidade e um empresário de sucesso no ramo da navegação turística regional.

* 12/04/1917               +  27/09/2006

Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Santos na década de 1950, Cícero foi um dos precursores da caça submarina na região.

Participou da fundação da Liga Santista de Caça Submarina em 16/10/1959, e do Clube Santista de Pesca e Caça Submarina em 15/09/1961,  onde ocupou os cargos de 1o. Secretário e Presidente, respectivamente. Também colaborou com a fundação da Federação Paulista em 1961, onde ocupou a direção técnica.

Destacou-se por muitos anos nas competições promovidas oficialmente pelo Comissão Central de Esportes de Santos – CCE, e Comissão Municipal de Esportes de São Vicente – CME, obtendo inúmeros títulos e recordes sucessivos.

Entusiasta e praticante do mergulho em apnéia profissional e esportivo, foi o maior incentivador da modalidade na região. Como instrutor, formou centenas de alunos, que se tornaram seus discípulos e admiradores. Também atuou como empresário do ramo da navegação turística em Santos e São Vicente, conduzindo pescadores e turistas pelas ilhas do litoral em seus barcos.

Como articulista e comunicador,  manteve por uma década, colunas especializadas nos jornais ” O Diário ” e ” A Tribuna de Santos ” , através das quais divulgava o dia a dia das atividades subaquáticas do Brasil e da região, e que hoje compõe importante acervo sobre a história desta modalidade no País.

Cícero Soares Oliveira mergulhou até os 80 anos de idade, e viveu seus últimos anos de vida na cidade de São Vicente, onde morreu de problemas cardíacos aos 89 anos, no dia 27/09/2006.

Seus filhos, Cícero e Marilena, preservaram todo o acervo de artigos e fotografias deixados pelo pai, e planejam a publicação de uma obra com suas memórias esportivas.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fonte : Matérias publicadas pelo jornal A Tribuna de Santos, colaboração do eng. José Carlos de Souza Guerra, da viúva Da. Iracy Menabue e entrevistas com  Marilena Vilhena e Cícero Soares Oliveira Jr. seus filhos. 

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.