Nadador santista, surgido da equipe do Colégio Liceu São Paulo em 1941.
Associado ao Clube de Regatas Saldanha da Gama, passou a receber treinamento do professor Kanichi Sato, então prestando serviços ao clube da Ponta da Praia, obtendo resultados surpreendentes em pouco tempo.
Foi vice campeão brasileiro nos 1000m livres e estabeleceu diversos recordes estaduais em médias distãncias. Conquistou a Travessia do Canal a Nado por três anos seguidos, 1941, 1942 e 1943.
Seu nome foi cotado para representar o Brasil no Sul Americano do Chile em 1941, mas segundo a crônica esportiva da época, a CBD o descartou em favor de atletas cariocas, o que causou grande revolta em Santos.
Apesar do sobrenome, Schneider era filho de pais brasileiros e descendente de um grande campeão do atletismo do Santos Futebol Clube, no início do século.
Surgido para a natação santista como uma grande promessa, Schneider abandonou muito cedo o esporte, frustrando a expectativa do grande número de admiradores que possuia na cidade.
O ” China ” como era mais conhecido faleceu em Santos em 03/06/1977.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes; jornais A Tribuna de Santos, e revista Flamma, edições do período.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.