* 02/03/1924 + 18/07/2001
Nascido em Penápolis/SP, mudou-se para Santos com a família em 1937.
Iniciou-se na natação no Clube de Regatas Saldanha da Gama, onde recebeu treinamento com o lendário professor Kanichi Sato, no período de 1938 a 1942, transferindo-se mais tarde para o Tênis Clube de Santos.
Participou da conquista dos Jogos Abertos do Interior em 1944, em Taubaté, formando a histórica turma composta por, Adalberto Mariani, Antonio Alberto Aulicino, Maurety Silveira, Ezio Moretti, Severino Passos, José Maria Cunha, Orlando Guimarães e outros.
Junto com o irmão, Ademar Casasco, outro grande nadador em Santos, colaborou ativamente na implantação da Liga Santista de Esportes Aquáticos – LSEA, fundada em 14/04/1941, escrevendo artigos para os jornais da cidade. É desta época também, que ao lado do santista Miroel Silveira, nadador do CRSG, advogado e famoso ator teatral, Edilberto inicia-se na poesia, e sob o pseudônimo de ” Aldebaran ” realiza diversos ensaios literários.
Em 1948, Edilberto casa-se com Zilda de Almeida Cardoso, e formado em Direito, afasta-se das competições para dedicar-se a profissão. Mais tarde voltaria a nadar na categoria Masters, atuando com sucesso em competições internacionais até 1986.
Edilberto Barreiros Casasco, notabilizou-se também como empresário do ramo imobiliário, realizando a incorporação de grandes empreendimentos na cidade, sendo dele a autoria do primeiro projeto de uma marina para a entrada do porto de Santos, na década de 1980.
Acometido de longa enfermidade após uma competição no Japão, Edilberto faleceu em Santos, em 18/07/2001 aos 77 anos de idade.
por Gilmar Domingos de Oliveira.
Fontes: Entrevistas com Zilda Cardoso Casasco e Antonio Alberto Aulicino em junho de 2009.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.