Antonio José Mendes – Peixinho

Atleta do Clube de Regatas Saldanha da Gama na década de 1940, dedicou-se a natação desde cedo, conquistando a posição de treinador. Contribuiu para a formação de grandes nomes da modalidade em Santos. Além de participar dos Jogos Abertos do Interior desde 1939, atuou também através da Liga Santista de Esportes Aquáticos, organizando e fomentando a modalidade na Cidade. O Almanaque Esportivo de Santos, considera-o o primeiro pesquisador da história do esporte em nossa cidade.

* 19/11/1914  + 29/07/1993

Um dos mais destacados professores de natação do Clube de Regatas Saldanha da Gama, onde se iniciou na atividade ainda cedo.

Conviveu com o período de surgimento da Travessia do Canal a Nado, a partir de 1937, e a vinda do professor de ginástica Kanichi Satto para o clube, em 1940.

Sob seus cuidados, a partir de 1937,  surgiram dezenas de nadadores que se projetaram em grandes competições, superando recordes e conquistando títulos para a Cidade de Santos, tais como Ilza Cardim, João Francisco Schneider, Dina Moretti, Ivone D’Ascola e muitos outros.

Durante os  Jogos Abertos do Interior, em 1939, na cidade de Campinas,  fez parte da primeira equipe santista a participar da competição.

Foi também um dos fundadores e grande colaborador da LSEA – Liga Santista de Esportes Aquáticos, tendo ocupado a função de diretor em diversas ocasiões.

Colaborava frequentemente com o jornal A Tribuna de Santos, escrevendo matérias sobre natação. ” Peixinho ” como era mais conhecido por todos, tinha especial preocupação com a preservação da história do tricolor da Ponta da Praia, e gostava de pesquisar os arquivos do seu clube.

Este seu interesse, aliado a um perfeito domínio da língua portuguesa, levaram-no a escrever excelentes comentários e artigos nas publicações institucionais que o Saldanha da Gama divulgava periodicamente. E que, diante da perda quase total dos arquivos oficiais do clube, representam as principais fontes de pesquisa hoje existentes.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes: edições do jornal A Tribuna de Santos do período, revista do 50o. do CRSG, e entrevistas com sua viúva Ivone Helena P. Mendes e seu filho Germano Pauli Mendes.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.