A cidade vivia a década de 1950. Sob a orientação do prof. Oscar da Silva Musa as escolas passam a ser consideradas como base para a formação de novos atletas e reserva para os clubes. Surgem os campeonatos inter-colegiais, olimpíadas de ginástica, e Guaraná como técnico esportivo no Ginásio Canadá, dirige e prepara seus alunos em diversas modalidades, levando a escola a acumular o Tetra-Camnpeonato Colegial da Cidade de Santos, fatos inéditos até então na história do ensino local.
Requisitado pelos principais clubes da cidade, trabalhou também como preparador físico do Jabaquara, treinador de volei e basquete no Brasil Futebol Clube e instrutor de natação no Clube Internacional de Regatas.
Aposentado após cinquenta anos de serviço no Instituto de Educação Canadá, Guaraná continuou em atividade na área educacional até a sua morte em São Vicente, em 09/03/2009, aos 88 anos de idade.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Pesquisa em jornais do período, acervo particular da família e colaboração especial do mestre em educação e pesquisador da história do esporte Felipe Amorim de Souza.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.