* 23/04/1920 + 06/01/1974
Nascido em Santos iniciou sua carreira esportiva no Clube de Regatas Saldanha da Gama em 1944, na pista de atletismo.
Praticou também xadrez, polo aquático e tênis, mas acabou projetando-se de forma brilhante no basquete e voleibol. Defendeu a Cidade de Santos nos Jogos Abertos do Interior de 1945 a 1950, e foi campeão paulista de voleibol em 1946.
Tanto jogando como treinando equipes nas diversas modalidades as quais se dedicou, Laerte acumulou uma lista de vitórias e conquistas que o transformaram numa figura requisitada em quase todos os clubes da cidade.
Funcionário da Prefeitura Municipal de Santos e formado em Economia, conciliava sua carreira profissional com o esporte até ser promovido a Tesoureiro em 1960, quando teve que abandonar o esporte.
Muito querido pelos atletas que formou e ajudou, Laerte Gonçalves encontrou a morte em um trágico acidente automobilístico na Av. Pinheiro Machado, na madrugada de 06/01/1974, quando seu carro chocou-se com um poste.
Solteiro, deixou apenas a sua mãe e uma legião de amigos que cultivou durante toda a sua vida.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Jornais do período pesquisado e revistas dos clubes aqui citados.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.