Judith Pinto Russo – Tênis

Nascida em Santos, inciou-se na prática do tênis na década de 1940 no Clube de Regatas Saldanha da Gama/SP. Foi tri campeã dos Jogos abertos do Interior e ao lado do marido Vicente Russo e dos seus cinco filhos: Rosa, Maria Emília, Mauro, Judith e Vicente, de 1939 a 1959, conquistaram dezenas de títulos regionais, estaduais e sul americanos sempre representando a Cidade de Santos.

* 08/10/1914  + 15/08/2010

Nascida em Santos, inciou-se na prática do tênis na década de 1940 no Clube de Regatas Saldanha da Gama/SP.

Considerada a no.1 do tênis santista no ano de 1944, fez parte da seleção feminina de tênis nos Jogos Abertos do Interior por quatro vezes, conquistando o ” ouro ” nas edições de 1944, 1947 e 1948.

Em 1944, ao lado de Sylvia Mourão, Nely Mourão e Lilian Watson, e dirigidas pelo técnico Corte Real, formaram a primeira equipe de tênis feminina a representar a Cidade nos Jogos Abertos em 1944, quando a modalidade foi introduzida na competição transcorrida na cidade de Taubaté/SP.

Em 1945, em Campinas, ao lado de Josette Cox e das irmãs Mourão, permaneceram invictas até a final, quando conquistaram a ” Prata ” para Santos.

Em 1947, agora em Ribeirão Preto, foi campeã pela segunda vez, agora ao lado de Reni Forster, Josette Cox e Sylvia Mourão.

O ano de 1948, marcou sua despedida dos Jogos Abertos do Interior, quando aqui mesmo em Santos, ao lado de Josette Cox, e as irmãs Nelly e Sylvia Mourão, conquistaram de forma apoteótica o ” ouro ” para a Cidade, contribuindo para que conquistássemos pela 9a. vez a tradicional competição paulista.

Junto do marido Vicente Russo e dos seus cinco filhos: Rosa, Maria Emília, Mauro, Judith e Vicente, de 1939 a 1959, a famíla conquistou dezenas de títulos regionais, estaduais e sul americanos representando a Cidade de Santos no atletismo, natação e saltos ornamentais.

Considerada a tenista mais idosa da região, foi homenageada em diversas ocasiões pela SEMES, e no ano de 2000, durante a 64a. edição dos JAI, transcorrida em Santos, foi condecorada junto com sua filha, Judith Russo Coelho, campeã sul americana de saltos ornamentais.

Judith Pinto Russo, uma das mulheres que mais títulos conquistou para o esporte santista no século passado, morreu dia 15 de agosto de 2010 e seu funeral foi realizado no Memorial Necrópole Ecumênica de Santos.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes: Pesquisa em jornais publicados no período e colaboração de seu filho o eng. Vicente Russo Filho.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.