Roberto Menna – Voleibol

Nascido em São Paulo, mas radicado em Santos, foi no Clube Atlético Santista, aos 15 anos que descobriu sua paixão pelo voleibol. Convocado para seleção santista nos Jogos Abertos do Interior, foi campeão de 1946 a 1950. Foi também campeão regional e estadual em 1947 e 1950, e campeão brasileiro em 1948. Como técnico, dirigiu a equipe da Liga Santista de Volei que realizou vitoriosa excursão pela Argentina e Uruguai em 1960. No Clube Internacional de Regatas, em 1963, dirigiu a primeira escola para principiantes da cidade, iniciativa de sucesso que viria a se tornar um celeiro de grandes jogadores de volei.

* 20/06/1927  + 01/07/2011

Nascido em São Paulo, mas radicado em Santos, foi incentivado a praticar esportes pelo pai, um espanhol entusiasta do futebol, que casou-se com uma holandesa e criou sete filhos: quatro homens e três mulheres.

E foi no Clube Atlético Santista, o clube de seu pai, que aos 15 anos descobriu sua paixão pelo basquete e voleibol, modalidades que marcariam toda a sua vida.

Destacado entre os inúmeros atletas revelados pelos clubes da cidade, foi convocado pelo técnico Ciro Costa para compor a seleção santista de volei. E ao lado de: Jairo, Branza, Prandato, Lula, Chuta, Renzo, Hermínio e Valdomiro Vergara, Homero e Oscar Pinheiro, fizeram história, conquistando o ouro nos Jogos Abertos do Interior sucessivamente, de 1946 a 1950.

Roberto Menna foi também campeão regional e estadual em 1947 e 1950, e, em 1948, novamente dirigido pelo tecnico Ciro Costa, formou com Lula, Oscarzinho, Paulo e Neneca a formidável equipe que conquistou o título brasileiro disputado entre seleções estaduais.

Como técnico, dirigiu a equipe da Liga Santista de Volei que realizou vitoriosa excursão pela Argentina e Uruguai em 1960: a primeira viagem de uma representação brasileira de voleibol para o exterior.

No Clube Internacional de Regatas, em 1963,  dirigiu a primeira escola para principiantes da cidade, iniciativa de sucesso que viria a se tornar um celeiro de grandes jogadores de volei.

Bacharel em Ciências Contábeis, atleta consagrado e treinador renomado, Menna dedicou tempo também para atuar como radialista, e nas horas vagas gostava de cantar.

Após um acidente vascular muito grave quando teve que submeter-se a tratamento intensivo, veio a falecer em 01/07/2011, aos 84 anos de idade, e seu corpo foi cremado no Memorial de Santos.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes: Entrevista exclusiva concedida em 27/02/2003 no  CME De Vaney e pesquisa em jornais e revistas do período.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.