Antônio Freire de Oliveira – Basquete

Defendeu a cidade de Santos em seis edições dos Jogos Abertos do Interior, na modalidade basquete. Iniciou-se no esporte no Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Santos, onde chegou ao cargo de diretor. Sua especialidade era a marcação e armação.

* 20/06/1916   +  01/08/2008

Natural de Pernambuco, veio para Santos a trabalho, em 1935, quando tinha 19 anos.

Filiou-se ao Clube de Regatas Saldanha da Gama, praticando inicialmente o remo, até finalmente dedicar-se ao basquete, sob a orientaçãode Nelson Dias.

Em 1940, iniciou sua participação nos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos, conquistando o vice campeonato. Em 1941, na cidade de Ribeirão Preto, a mesma equipe traz para Santos o título perdido no ano anterior, e Freire conquista a posição de capitão da equipe do Saldanha da Gama.

De 1937 a 1944, foi convocado para todas as edições dos Jogos Abertos do Interior e participou  de jogos memoráveis entre os clubes Saldanha e Vasco da Gama, que se defrontavam em campeonatos regionais, lutando renhidamente pela supremacia, atraindo a atenção de toda a comunidade santista.

Respeitado até pelos adversários, devido ao seu forte temperamento, Freire sofre uma severa punição em 1946, o que o afasta por um ano das competições, levando-o a desligar-se do CRSG e filiar-se ao Clube Internacional de Regatas.

Casado, abandonou o basquete em 1949, e passa a dedicar-se a uma outra paixão, o tamboréu, no Boqueirão Praia Clube, entidade que ajudara a fundar em 30 de setembro de 1939

Aposentou-se em Santos, na mesma função que o trouxe até aqui: funcionário público federal.

Faleceu  em São Paulo, em 01 de agosto de 2008, vítima de complicações causadas por um edema pulmonar. Deixou para a posteridade não apenas um exemplo de dedicação e paixão pelo esporte , mas também um precioso acervo fotográfico que retrata com detalhes cuidadosamente manuscritos, um dos períodos mais importantes da história esportiva de Santos.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fonte: Entrevistas exclusivas concedida  pelo ex-atleta em 11/04/2002 no CME de Vaney, e pela sua viúva a Sra. Ruth Rodrigues Freire em 06/08/2009.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.