*27/08/1922 +30/12/2013
Nascido em Santos, o segundo de uma série de 11 irmãos, Antonio Alberto Aulicino iniciou os estudos no Colégio Santista, sonhando em seguir a carreira de diplomata.
No esporte deu seus primeiros passos no Clube de Regatas Vasco da Gama. E foi ali, nadando sob a orientação do técnico Adalberto Mariani, que iniciou a trajetória de vitórias que em pouco tempo o levaram a superar o próprio mestre. Fato que aconteceu durante os Jogos Abertos de 1944, na cidade de Taubaté, e que ele considera, como o momento de maior alegria da sua carreira esportiva, pois passou a ser conhecido como o ” Fita Azul ” da natação santista.
Formando a seleção da cidade durante sete anos seguidos, acumulou um número expressivo de conquistas, entrando definitivamente para o rol das grandes celebridades da natação local.
Parou de competir aos 26 anos, após desistir da carreira diplomática e formar-se em Direito. Foi também presidente da Liga Santista de Esportes Aquáticos por dois anos.
Após a meia idade, Aulicino voltou a competir na categoria Master, obtendo ainda mais um recorde, agora mundial, em revezamento.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fonte: Entrevista exclusiva concedida em 22/03/2002 no CME De Vaney
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.