* 11/12/1920 + 25/07/2011
Nascido em Santos/SP. Orlando foi o penúltimo de uma série de 10 filhos: 3 mulheres e 7 homens, do casal Elizabeth Zampieri e Alberto João Mariani, de origem argentina, estabelecidos na cidade por volta de 1910.
Ainda pequeno, ajudava na doma dos cavalos que a família mantinha nas cavalariças do antigo hipódromo santista, o Jockey Clube de Santos, onde seu pai possuia um haras e preparava cavalos para competição.
Aos 15 anos, levado pelo seu irmão Adalberto, iniciou prática do remo e natação, tendo participado da primeira Travessia do Canal a Nado, em 09/02/1936, quando ela ainda era organizada apenas pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama. Poucos anos depois, já mais experiente, formou também a primeira equipe aquática a representar a cidade nos Jogos Abertos do Interior de 1939, em Campinas, e conquistar o ouro pela primeira para Santos.
Em 1941, preparando a festa dos seus 30 anos, o Clube de Regatas Vasco da Gama convidou Adalberto Mariani para organizar sua equipe de natação. Com ele seguiram também seus irmãos: Alexandre, Otávio e Orlando, que se desligam do Saldanha da Gama, acirrando histórica rivalidade esportiva entre os dois clubes.
No Vasco da Gama, Orlando Mariani revela seu talento para o basquetebol, e participando da equipe vascaína, obtém o tetracampeonato da cidade, conquistando o título de Sócio Laureado da agremiação cruz maltina.
Depois de atuar no remo, natação, basquete e polo aquático, e ter defendido a cidade nos Jogos Abertos do Interior de 1939 a 1941, Orlando resolve parar de competir. Diplomado contabilista pelo Colégio José Bonifácio, casa-se em 1948 e ingressa na empresa de serviços portuários S. Magalhães, onde trabalhou até aposentar-se e passa a dedicar-se apenas um bom jogo de dominó com seus amigos nos finais de semana.
Homenageado pela Secretaria de Esportes de Santos, durante os Jogos Abertos do Interior de 2000, Orlando também deixou seu depoimento gravado no Projeto de Memória Oral do CME De Vaney em 2002. Sua morte em Santos em 25/07/2011, aos 90 anos de idade, consternou toda a comunidade esportiva local.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: entrevista exclusiva concedida em 07/03/2002 no CME DE Vaney, e pesquisa em arquivos do período.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.